Drogas - legalização
Turma: 1ano B
Matéria: Atualidades
Professor:
DROGAS 1 – Legalização
A legalização das drogas é um assunto muito polêmico e complexo. O termo legalizar, pode confundir, já que legalizar não se trata de liberar o uso indiscriminado de drogas, mas sim de regular sua produção ou distribuição. O objetivo é enfraquecer a rede de tráfico e seu poder de aliciamento de novos usuários, supondo-se ser mais fácil lidar com os danos à saúde e distúrbios psicológicos causados pelo consumo do que contratar forças policiais em luta armada a quadrilhas de traficantes enriquecidos pelo narcotráfico e apoiados pelos corruptos.
Os pólíticos têm usado a proibição como uma maquiagem para evitar encarar os fatores sociais e econômicos que levam as pessoas a usarem drogas. A maior parte do uso ilegal e do uso legal de drogas é recreacional. A pobreza e o desespero estão na raiz da maioria do uso da droga.
O narcotráfico é comandado pela demanda e milhões de pessoas demandam drogas ilegais. Se a produção, suprimento e uso de algumas drogas são criminalizados, cria-se um vazio e esse é preenchido pelo crime organizado. A legalização força o crime organizado a sair do comércio de drogas, acaba com sua renda e nos permite controlar o mercado em coisas como prescrever, licenciar, controle de venda a menores, regulação de propaganda, etc.. as drogas.
O preço das drogas ilegais é decidido por um mercado de alta demanda e não é regulado. Usar drogas ilegais é caro. Isso significa que alguns dependentes recorrem ao roubo para conseguir dinheiro. Quase toda a violência associada com o negócio ilegal da droga é causada pela sua ilegalidade. A legalização iria permitir regular o mercado e determinar um preço muito mais baixo acabando com a necessidade dos usuários de roubar para conseguir dinheiro. Nosso sistema judiciário seria aliviado e o número de pessoas em prisões seria reduzido, economizando bilhões de dólares.
Exp: Por causa do preço baixo, os