FARC
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa em questão faz uma análise ainda que sucinta, sobre os aspectos pertinentes ao Narcotráfico Internacional, buscando conhecimento acerca do assunto. O narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal, produzido e consumido em escala global principalmente nos países subdesenvolvidos. Caracteriza-se como um male global que movimenta bilhões de dólares, mortalidade, doenças, guerras, criminalidade, corrupção, entre outros aspectos. Sendo assim, o estudo tem por objetivo analisar o contexto do narcotráfico internacional, mais precisamente do narcotráfico colombiano, de uma forma elaborada e resumida, para melhor entendimento do tema. A justificativa de tal propósito advém do interesse em obter um melhor conhecimento sobre um male global que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e que está presente em todos os lugares. Em termos metodológicos, a opção foi por uma revisão de literatura de caráter qualitativo.
2 O NARCOTRÁFICO INTERNACIONAL
O narcotráfico é caracterizado pela venda de substâncias ilícitas, sendo, portanto, uma atividade ilegal. Este tráfico começou a expandir na década de 70 no qual teve seu ápice na década de 80.
Produzido e consumido em escala global principalmente nos países subdesenvolvidos, o tráfico surge da ilegalidade das drogas no qual acarreta em consequências sociais, tais como: crime, violência, corrupção, marginalidade e baixa expectativa de vida. Apesar das leis impostas contra o narcotráfico, as penas oriundas desta repressão são mais danosas que os efeitos das drogas em si, portanto, vários países estão legalizando/descriminalizando algumas drogas leves, com o objetivo de driblar o dano causado por sua ilegalidade, com sucesso.
O faturamento através desta prática ilegal chega a ser extraordinário, conforme estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), no qual estima-se que a