Liderança que tras resultados
Daniel Goleman demonstra no texto a necessidade do líder ser um profissional multifacetado para atender as exigências do mercado.
O segmento Call Center exige cada vez mais profissionais capazes de desenvolver inteligência emocional para se adaptar frente a diversas situações enfrentadas diariamente.
Diante dessa necessidade o autor lista seis estilos de liderança que considera primordiais para a excelência no trabalho desenvolvido para a entrega dos resultados almejados.
Atualmente é recomendável que os gestores se utilizem dos estilos, técnicas citados em momentos oportunos para conseguir o resultado imediato.
O grande desafio do profissional é identificar e reconhecer diante das situações vivenciadas qual o melhor estilo a ser empregado para que resulte no resultado esperado.
Em momentos que se identificam impactos sistêmicos em uma operação de Call Center, por exemplo, o estilo Alto Impacto agrega valor, pois a tomada de decisão deve ser rápida para resolução e cobrança das áreas envolvidas para resolução imediata dos desvios.
Quando se trata de rotinas administrativas em um Call Center como correção de ponto, realização de monitorias internas, tratamento de Decreto Anatel, demanda de clientes externos, o estilo Despótico é o sugerido devido ao comprimento imediato de ordens devido à necessidade de pontualidade com a entrega das demandas.
No momento que há necessidade de divulgação de campanhas motivacionais, por exemplo, o estilo sugerido é o Visionário, pois é o momento que o líder vende a ideia e mobiliza a todos os envolvidos em prol do cumprimento dos objetivos almejados.
O estilo Agregador já auxilia o líder na resolução dos conflitos diários, pois pode utilizar do recurso da empatia, com isso a equipe se sente como se existisse vínculo emocional e o relacionamento entre ambos flui trazendo harmonia ao ambiente profissional.
Quando há necessidade de tomada de decisão planejada, seja para troca de horário em