Teoria da administração
HUNTER, JAMES C.
O livro retrata a história de John Daily, executivo de uma grande empresa, casado, pai de dois filhos, que apesar de ser bem sucedido e possuir uma linda família se vê em grandes dificuldades em sua vida profissional e familiar.
Mesmo com uma vida aparentemente privilegiada, mas com grandes problemas, John é obrigado a passar alguns dias em um monastério,indicado por sua esposa como um bom lugar para refletir e tentar resolver seus problemas. Com medo de um fim em seu casamento e por saber que tal monastério é comandado por Leonard Hoffman, famoso empresário americano que abandonou tudo para seguir um novo rumo em sua vida, resolver aceitar.
O autor tenta em um ótimo ambiente nos mostrar definições básicas de um bom líder como humildade, submissão e principalmente ser um bom ouvinte. Utiliza do monastério para demonstrar a necessidade de uma “liderança servidora” onde mesmo com divisões, todos os indivíduos deste ambiente se tratam como igual, onde o líder, deve garantir que seus subordinados estejam bem, para que o resultado final seja o melhor para todos os integrantes da organização.
O primeiro capítulo (as definições) apresenta de forma bem declarada o verdadeiro significado de liderança que muitas vezes se confunde com poder. Poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”, já liderança, “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter”.
Considera que um líder deve independentemente de sua posição ou de seus subordinados, influenciar pessoas a darem o melhor de si em tudo o que fazem, o que necessita de uma serie de habilidades, pois, deve conseguir que tais pessoas executem as tarefas construindo um bom relacionamento, enquanto o uso do poder trás apenas resultados a