DROGAS QUAIS AS VANTAGENS
Problemas com a Ilegalidade
Questão do crime organizado – A venda das drogas ilícitas é a principal fonte de renda para diversos grupos criminosos. Com a legalização, esses grupos perderiam sua principal fonte de renda, limitando assim, a sua capacidade de dominar territórios, entrar em guerra com grupos criminosos adversários e resistir a investidas da polícia. Isso, portanto, reduziria o numero de crimes e a violência das cidades.
Questão do comércio e do imposto – O comércio ilegal de drogas movimenta quantias consideravelmente altas que estão na casa dos bilhões de dólares. No entanto, esse dinheiro está relacionado ao submundo do crime e atua de forma paralela na sociedade, impedindo a fiscalização pelo Estado. Isso limita os ganhos econômicos que poderiam surgir a partir de um comércio legalizado de drogas. Com a legalização, empresas poderiam surgir para usufruir desse novo bem, criando empregos e riqueza. Além disso, o Estado se beneficiaria com o aumento na arrecadação de impostos.
Questão da liberdade – Outra questão a ser colocada é a possibilidade de o Estado estar tolhendo a liberdade de seus cidadãos quando ele opta por tornar as drogas ilegais. Essa afirmativa só não faz sentido quando se parte do principio de que limitar a liberdade de um aumenta a liberdade do todo. Ora, esse não é o caso em questão. Afinal, como já foi colocada, a ilegalidade das drogas gera um efeito imprevisto para terceiros. Ou seja, a ilegalidade das drogas não aumenta a segurança, o que elevaria o potencial de liberdade geral, ao contrário, a ilegalidade das drogas reduz a segurança, diminuindo, portanto, o potencial de liberdade geral. Assim sendo, qual seria a legitimidade do Estado para reduzir a liberdade de um indivíduo que busca a realização dos seus desejos?
Questão dos custos – Os custos financeiros envolvidos no combate as drogas são extremamente altos. Só no caso do War On Drugs, o programa de combate às drogas