ABSORÇÃO DE DROGAS
CURSO DE ENFERMAGEM
ROBERTO SUDRÉ CAMARGO
ABSORÇÃO DE DROGAS
SINOP – MT
2014
ROBERTO SUDRÉ CAMARGO
ABSORÇÃO DE DROGAS
Trabalho apresentado à Disciplina de Ciências Morfológicas l como um dos requisitos para avaliação do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Sinop.
Professor Esp.: Fabrício Moreira Costa
SINOP – MT
2014
ABSORÇÃO DE DROGAS
A absorção envolve a passagem da droga de seu local de administração para o sangue e a distribuição envolve o transporte da droga para os tecidos. Esse processo que influência na eficácia máxima do efeito dos fármacos, sendo um dos determinantes da escolha de vias de administração e doses. Se um fármaco não é adequadamente absorvido, seus efeitos sistêmicos não existem. A absorção também depende de fluxo de sanguíneo no local absorção, extensão e espessura da superfície de absorção e vias de administração escolhidas. E algumas situações fisiológicas como menstruação, puerpério ou patológicas tais como edemas, inflamações, ulcerações.
A menos que uma droga aja topicamente, ou seja, no local de aplicação, ela deve inicialmente inserida no sangue. A simples presença da droga no sangue, no entanto, não provoca uma resposta farmacológica; para sua eficácia, a droga deve deixar o espaço vascular e penetrar nos espaços intracelulares ou extracelulares.
Fatores que influenciam a absorção de fármacos
Fatores
Maior absorção
Menor absorção
Concentração (dosagem)
Maior
Menor
Peso molecular
Pequeno
Grande
Solubilidade
Lipossolubilidade(a)
Hidrossolubilidade
Ionização
Forma não-ionizada
Forma ionizada
Forma farmacêutica
Liquida(b)
Sólida
Dissolução das formas sólidas
Grande(c)
Pequena ph local Acido Alcalino
Ácidos fracos
Bases fracas
Bases fracas
Ácidos fracos
Área absortiva
Grande