ludico na educação
Este trabalho traduz a importância da música e musicalização na Educação Infantil como elo norteador do processo de ensino aprendizagem da criança, bem como a importância da formação continuada do professor que venha subsidiar o seu trabalho de forma que conduza a aprendizagem dos alunos de maneira prazerosa para ambos os envolvidos no processo.
Assim, este estudo debate sobre a problemática de se trabalhar a música e a musicalização na Educação Infantil como processo de ensino e desenvolvimento de habilidades uma vez que existem professores que ainda resistem ao processo de mudança, diversificação e socialização no procedimento educativo. Foi com esse questionamento que delimitamos o tema, já que a pesquisa surgiu do interesse de oferecer as crianças uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da escola, e atribuir aos educadores, outras possibilidades de acesso ao conhecimento, desenvolvendo seu potencial imaginativo e criativo, pois é certo que música assim como as demais artes faz parte do dia-a-dia dos alunos.
Sendo assim, esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada junto aos profissionais e alunos do Centro de Educação Infantil no município de Serra do Ramalho, e tem como foco analisar o ensino que contribua para o processo de aprendizagem da criança. A música enquanto energia estimula o movimento interno e externo no homem, impulsionando-o a ação e requerem nele uma multiplicidade de procedimentos de diversos atributos e grau, utilizada também como instrumento de eliminações de barreiras sociais, devido à importante influência que desempenha em toda sociedade, a música faz parte da vida de todos os segmentos socioeconômicos.
O estudo está dividido em três capítulos: Fundamentação Teórica, com autores que nos deram suporte para a discussão dos fatos, a Metodologia que nos ajudou a organizar os dados coletados e Análise e discussão dos dados, que nos fez meditar sobre as nossas