O lúdico na educação
O presente trabalho estudou a importância da música, dos brinquedos e das brincadeiras no desenvolvimento infantil, considerando seus aspectos lúdicos, tendo como foco principal a influência da sua prática na aquisição da leitura e da escrita na Educação Infantil. A análise deste estudo mostrou que música, brinquedos e brincadeiras auxiliam no processo de aquisição da leitura e da escrita sendo um facilitador deste processo, promovendo uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Palavras-chave: Ludicidade; música; alfabetização.
1 INTRODUÇÃO
O processo ensino-aprendizagem acontece por diversas maneiras e, na Educação Infantil, a ludicidade torna-se essencial. A inserção de música, brincadeiras e brinquedos no cotidiano promove uma aprendizagem mais rica e prazerosa, levando as crianças a internalizarem conceitos que somente a audição não permite.
A brincadeira é um dos caminhos mais interessantes e democráticos oferecidos às crianças no resgate do espaço fundamental no universo infantil. É um espaço privilegiado que reúne a possibilidade e o potencial para desenvolver as características lúdicas, objetivo de proporcionar aos alunos desenvolver potencialidades intelectuais, perspectivas, afetivas e sociais, uma das necessidades básicas para o desenvolvimento da criança, pois é por meio dela que procura entender o que a cerca, concretizar a vivência das fantasias e encontrar soluções para alguns de seus problemas, brincar é fundamental, desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder, o convívio com outras crianças no mesmo grupo, e assim podem conhecer umas as outras e ao espaço. Para que tudo isto ocorra, a criança necessita ter liberdade para realizar suas brincadeiras, usar sua criatividade para elaborar suas próprias regras, sendo verdadeiramente espontâneas, pois, sabemos que a motivação é fator determinante para o aprendizado.
A música como aspecto lúdico influencia diretamente no processo de alfabetização,