O Lúdico na Educação
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola, pois se bem trabalhada irá ajudar no desenvolvimento da educação psicomotora e conseqüentemente no processo escolar.
O brincar é a oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, pois brincando a criança descobre muitas coisas, exercita sua mente e aprende com mais facilidade. O lúdico trás para a criança um estímulo e proporciona também o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração da atenção, pois o lúdico não trás apenas aquela idéia de “brincar”, mas compreendemos a sua importância para a aprendizagem sendo possível proporcionar atividades diferenciadas aos alunos.
Palavras-chave: lúdico; aprendizagem; educação.
1 INTRODUÇÃO
A importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula, auxilia o educador a resgatar o interesse, o prazer, o entusiasmo pelo ato de aprender, o lúdico não apenas irá sanar os problemas de aprendizagem, emocionais e de mau comportamento, mas a intenção também será de auxiliar a aprendizagem servindo como subsídio para se transmitir os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O espaço escolar pode se transformar em um espaço agradável e prazeroso de aprender e permitirá que o educador alcance sucesso em sala de aula, tornando-se um importante instrumento facilitador no ensino-aprendizagem.
2 LUGAR DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM
2
Desde o nascimento o ser humano vai passando por fases, tendo origem nos processos mais primitivos da infância, é pelo corpo que a criança começa a aprender e é através dele que se relaciona com o meio circundante. É observando, olhando, conhecendo, tocando, manipulando e experimentando que se vai construindo conhecimento, neste jogo tudo é possível entre o real e o imaginário, este é o lugar e o tempo propício para crescer e produzir conhecimento. “O saber se constrói fazendo próprio