Fronteiras
As fronteiras dividem povos, separam nações e distanciam culturas. Essas barreiras imaginárias já foram cenário de batalhas sangrentas, em que pessoas se digladiavam com um único objetivo de ampliar o domínio geográfico de seus países.
Daí a idéia de as fronteiras serem conhecidas como linhas vermelhas, E entrar no ter¬ritório alheio pode ser uma afronta.
Os conceitos de território e territorialidade, no sentido de espaço ou área definida e caracterizada por relações de poder, estão interligados. A noção de po¬der, domínio ou influência de vários agentes (políti¬cos, econômicos e sociais) no espaço geográfico expressa a territorialidade, daí a afirmação "entrar em território alheio" poder ser considerada uma afronta. O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes, e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade
As metrópoles mundiais, os organismos econô¬micos mundiais, como o Fundo Monetário Interna¬cional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstru¬ção e Desenvolvimento (BIRD), grandes empresas transnacionais e até mesmo organizações criminosas exercem a territorialidade, ou domínio, em várias re¬giões do espaço geográfico.
Para compreender o que é um território, é pre¬ciso considerá-lo como produto do trabalho de uma sociedade, com toda a sua complexidade econômica e cultural. Uma determinada área, em qualquer pon¬to do espaço geográfico, pode ser definida por seu tipo de governo, sua cultura, seu sistema econômico e outros agentes que influenciam a sua organização e que a individualizam nesse espaço. Na política, o território é o espaço nacional controlado por um Estado - nação.
As fronteiras delimitam ou separam os lugares, os territórios e as paisagens e podem ter um signifi¬cado mais amplo do que simples linhas de separação entre países.
Principais tipos de fronteira
Fronteiras políticas
O espaço onde o Estado Nacional exerce sua soberania também é