Sem Fronteira
Capítulo: A Trama Imperial
“ Ministros deste país, onde toda parte do mundo nos afeta, de um nodo ou de outro, devem considerar o globo inteiro “
O barco deslizou para longe do cais e fundiu-se suavemente à escuridão. Aquela partida discreta não apenas marcou o fim de 156 anos de governo britânico de Hong Kong como foi a última cortinada do império britânico.
A China Imperial cedera a ilha conhecida como Hong Kong após perder uma batalha de canhões com os britânicos, que insistiram em fazer valer seu direito divino a trocar livremente ópio produzido na Índia por chá e seda chineses. A guerra do ópio de 1841 que levou a cessão de Hong Kong pela China.
Os governantes da China Tentaram deter o britânicos , mas fracassaram.
Hong Kong, acabou transformada em uma metrópole cintilante e conexão fundamental que ajudou a levar a Ásia Oriental para uma rede financeira e comercial crescente. Seus portos e aeroportos eficientes (...)produto de todo o mundo, transformaram Hong Kong em uma Meca turística .
O desejo de uma vida melhor , de converter outras pessoas a sua crença e de aprender o que há além de fronteiras foram as principais motivações para colocar em contato países e povos, pacificamente ou de forma violenta. Os soldados agentes para acelerar a integração do mundo, ou mais precisamente, a organização política chamada “império “ (comandar) criada pela força das armas.
Muitos motivos levaram á criação de impérios: ambição de criar o reino de Deus na Terra, ganância por riqueza, visões de gloria e ideias políticas universalistas.
A história está repleta de soldados movidos por esses desejos a invadir terras distantes e colocar sob seu comando um enorme número de pessoas de diferentes grupos étnicos, religiosos e linguísticos.
O poder imperial estimulou o comércio oferecendo moeda e estrutura jurídicas.
Em sua ânsia de construir impérios,usaram recurso do Estado para explorar além de suas fronteiras.
Os impérios podem parecer um sistema do