Fronteiras
A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios.
As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física.
As fronteiras podem ser naturais a, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
Territórios:
A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa de um espaço, por exemplo). Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da ideia de apropriação de uma parcela geográfica por um indivíduo ou uma coletividade e etc.
Limite:
Limite geográfico é o local onde termina um ponto geográfico e começa outro.
Exemplo: No litoral, até onde a areia está em amostra, é a praia, a parte onde aparece a água é o mar, o limite é o encontro da areia com a água do mar, pois ali termina um ponto que é a praia e começa outro ponto que é o mar.
O limite também pode ser político: É o local onde termina um território e começa outro.
Exemplo: A divisa entre dois países como Brasil e