Como elaborar um projeto de pesquisa
Um problema científico a ser pesquisado surge quando, interessando-se por certa temática ou área de estudos, o pesquisador descobre: a) com maior freqüência uma lacuna a ser preenchida, usando os quadros teórico-metodológico disponíveis b) ou uma falha no campo do saber (ou seja, está em desacordo com conhecimentos ou teorias antes admitidos).
O caminho que leva de um vago interesse a um tema bem formulado e delimitado de pesquisa pode ser longo. No início, o pesquisador poderá dizer coisas como: “gostaria de estudar algo como: evasão e repetência”; “não me satisfazem os trabalhos existentes’, etc. Partindo de tais impulsos ainda mal definidos, começará uma fase de leituras temáticas e também histórico-metodológicas, de sondagens de documentação em arquivos e bibliotecas, de entrevistas com educadores, que trabalharam sobre assuntos semelhantes ou acerca do mesmo, etc. Até que, finalmente, se torne possível afirmar sem ambigüidade qual é o tema a ser pesquisado, delimitando-o; 1) no tempo; 2) no espaço; 3) como universo de análise (quer dizer, definindo "o que entra" e portanto, o que não entra no estudo que se empreenderá).
No projeto de pesquisa, um primeiro item deve referir-se exatamente ao tema de pesquisa: sua formulação; sua delimitação; e sua justificação. Falaremos agora dos critérios que presidem à seleção de temas a pesquisas, e que, portanto, são aqueles que sirvam para justificar, no projeto, o tema escolhido.
1º) Critério de relevância - o tema deve ser “importante”. O critério que agora nos interessa tem dois aspectos: 1) relevância social; 2) relevância científica.
2º) Critério de viabilidade - não basta que um tema seja interessante e válido. Também é preciso que seja possível pesquisá-lo com os recursos a que se tem acesso.
O critério de viabilidade se refere a: 1) recursos humanos; 2) financiamento e recursos materiais; 3) tempo disponível para realizar o