Fronteira
Teleaula 1 tutoriahistoriaegeografia@grupouninter.com.br Prof. Laércio de Mello
A Organização do Espaço Geográfico
Metodologia do Ensino de História e Geografia
Aula 1 - A organização do espaço geográfico Aula 2- Geografia e linguagens Aula 3 – O estatuto epistemológico da geografia Aula 4 - Geografia, pósmodernismo e globalização
Organização da Disciplina
Aula 1 - Segundo Roberto Lobato Corrêa: “Como a geografia objetiva o estudo da sociedade? Ou seja, qual é a objetivação da Geografia que, sem deixar de ser uma ciência social, distingue-se da História, (...)
(...) à transformação da natureza primitiva em campos, cidades, estradas de ferro, minas, voçorocas, parques nacionais, shopping centers etc. Essas obras do homem são as suas marcas apresentando um determinado padrão de localização que é próprio a cada sociedade (...)
(...) Organizadas espacialmente, constituem o espaço do homem, a organização espacial da sociedade ou, simplesmente, o espaço geográfico. Resumindo, o objeto da Geografia é, portanto, a sociedade, (...)
1
(...) e a Geografia viabiliza o seu estudo pela sua organização espacial (...) Em outras palavras, a geografia representa um modo particular de se estudar a sociedade.”
(CORRÊA, 1998)
Para Lefebvre (1992 [1974]), (social)”.
“o espaço (social) é um produto
Esse espaço compreende as resumido ao espaço físico
relações sociais e não pode ser
Lefebvre afirma que a natureza não produz, ela cria; somente o homem é capaz de produzir através do trabalho Para Lefebvre (1992, p. 70), a natureza “provê recursos para uma atividade criativa e produtiva” desempenhada pelo homem
O espaço social para Lefebvre (1992, p. 32) contém dois tipos de relações a partir das quais o homem interage/modifica a natureza: “1. as relações sociais de reprodução, isto é, as relações biopsicológicas entre os sexos e entre os grupos etários, (...)
(...) junto com a organização específica da família 2.