ludicidade
Núcleo de Educação Física e Desportos
Curso Educação Física Licenciatura 2014.1
Metodologia do Ensino das Praticas Lúdicas
Professora Drª. Tereza França
Aluno: Gessé carneiro de lima
Atividade: Pesquisar referências bibliográficas referentes ao tema: Ludicidade na prática docente, nas bibliotecas da UFPE.
Recife
Maio de 2014
Gingado na prática pedagógica escolar: expressões lúdicas no quefazer da educação física.
Autor: Henrique Gerson Kohl .
Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Pernambuco. Educação, 2007 (Orientadora) Drª. Tereza Luiza de França
Sobre o Autor:
Licenciatura Plena em Educação Física pela UFPE. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, pela linha de pesquisa de Formação de Professores e Prática Pedagógica. Sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Professor da Rede Privada de Ensino do estado de Pernambuco (Anglo Piedade, Apoio, Equipe, Integral e Motivo). Fundador da Associação Capoeira Interação.
Resumo:
O presente trabalho objetiva refletir a capoeira configurada numa possibilidade de materializar uma prática pedagógica no campo da Educação Física crítico-superadora, mediada pela ludicidade enquanto ação política transformadora, no sentido de desenvolver a integralidade do ser humano, num quefazer articulador e produtor do conhecimento crítico-cultural, dando possibilidades aos atores para construírem seus sentidos referentes ao conhecimento a partir de significados construídos na historicidade dessa manifestação histórico-social humana. “Assim como a cidadania, o conhecimento não é algo pronto - é também uma possibilidade”. “Formar pessoas”, adequá-las e enquadrá-las no chamado processo civilizatório, buscando subordiná-las ao poder predominante de determinado ambiente cultural. A homogeneização, geralmente,