Experimento Controle
A finalidade de um experimento é estudar uma coleção de sistemas ou unidades de experimentais sobre as quais o pesquisador exerce algum tipo de controle científico. O controle exercido configura uma interferência do pesquisador na definição dos tipos de e propriedades das unidades que participarão da pesquisa.
As definições que seguem são essenciais:
Fator experimental é qualquer fator relevante da pesquisa experimental.
Condição experimental designa uma propriedade de interesse para a pesquisa experimental, ou seja, uma propriedade cujo efeito sobre características respostas a pesquisa experimental tem por objetivo estudar, frequentemente comparando-o com os efeitos de outras propriedades.
Fator de condição é o fator experimental cujos níveis são condições experimentais.
Tratamento é a condição experimental que pode ser atribuída a qualquer unidade experimental.
Fator de tratamento é o fator de condição cujos níveis são tratamentos.
Fator intrínseco é o fator experimental cujos níveis são propriedades intrínsecas das unidades experimentais.
Fundamentalmente, as unidades de pesquisa irão se diferenciar em termos de um conjunto de propriedades denominadas condições experimentais. Essas propriedades, derivadas diretamente dos objetivos da pesquisa experimental, poderão ser asseguradas pela escolha de uma unidade que já as possua ou poderão ser atribuídas pelo próprio pesquisador, de modo que algumas propriedades serão inerentes ou intrínsecas às unidades enquanto que outras serão atribuídas durante a execução do experimento.
A palavra experimento é utilizada com muito significados na ciência. A definição que segue mostra o seu significado neste contexto.
Experimento, também designado experimento controlado, é o método de pesquisa explicativa em que há controle da amostra e a imposição de níveis a uma ou mais características explanatórias.
O experimento é o método de pesquisa que adota o controle da amostra mais