Planejamento de experimentos
EXPERIMENTOS NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS
PLÁSTICOS
Edwin V. C. Galdámez
Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador São Carlense, n. 400. Centro. São Carlos. SP.
CEP 13566-590.
E-mail: edwin@sc.usp.br
Luiz C. R. Carpinetti
Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos. Av. Trabalhador São Carlense, n. 400. Centro. São Carlos. SP.
CEP 13566-590.
E-mail: carpinet@prod.eesc.sc.usp.br
Resumo. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos no processo de fabricação de produtos por moldagem plástica. São utilizadas principalmente as técnicas de fatorial fracionado em uma empresa do Estado de São Paulo. A finalidade do estudo de caso é identificar os parâmetros do processo de fabricação que mais ocasionam problemas de qualidade aos produtos, assim como, determinar os melhores valores de ajustagem desses parâmetros para a minimização dos problemas, garantindo desta forma a robustez dos produtos que são comercializados no mercado. Ainda, o trabalho pretende colaborar com a inserção de novas informações no meio acadêmico, visto que no Brasil existem poucas informações quanto a implantação e difusão destas técnicas.
Palavras-chave: Planejamento de experimentos, Fatorial fracionado e Qualidade robusta.
1. Introdução
Um estudo realizado recentemente pela ASQ (
American Society for Quality), sobre o futuro da qualidade para as primeiras duas décadas do século XXI ressalta que “a busca da qualidade deve mudar, tornar-se mais inovativa, flexível e rápida na implementação das soluções eficazes que conduzam a resultados nos negócios e reflitam os desejos do consumidor” (AQC, 2000). Tal pesquisa descreve que a inovação, flexibilidade e velocidade serão os fatores críticos para o sucesso das empresas em adquirir uma vantagem competitiva. Ainda, ressalta que a empresa