atps planejamento de experimentos
Este trabalho tem como objetivo a compreensão do processo de planejamento de experimentos e a identificação de uma indústria para realização do desafio.
Inicialmente fizemos a leitura de dois artigos contendo estudos de caso relacionados à ferramenta de planejamento de experimentos. Vimos que ao aplicar de uma forma correta o planejamento de experimentos, podemos reduzir os efeitos da variabilidade ou erros de um produto. Com ele é possível diminuir o número de ensaios, a melhoria na precisão dos resultados e a otimização desses resultados. Mesmo se tratando de um serviço, é bom fazer experimentos para saber se o serviço está sendo executado da melhor maneira, e se não existe nenhum tipo de melhoria a ser aplicada na mesma.
1º Exemplo:
A aplicação de experimentos na Indústria Farmacêutica
Na indústria farmacêutica, foi detectado em sua manipulação um aumento de reclamações dos consumidores referente ao antiácido efervescente, sal de fruta na apresentação em frasco de 100 ml devido ao empedramento do produto e até casos de explosões. O produto expulsava a tampa lacrada espalhando-se por toda a superfície, causando prejuízos para os clientes.
Devido a esta situação, foi convocada uma equipe de diversas áreas da empresa para a analisar todo o processo para a resolução do caso.
Foram detectados problemas referentes à mistura dos componentes. Através deste acompanhamento, notou-se que na fase final da mistura das matérias primas, no momento em que o processo era interrompido por já ter alcançado o tempo de mistura previsto (15 min), a reação química não havia terminado.
Para determinar o tempo ótimo da mistura, para atingir tal faixa de temperatura do gradiente,
Foram aplicados planejamento de experimentos, considerando 3 fatores, a saber:
Misturador, a posição do lote e o tempo de mistura na fase crítica.
Foi feito um fluxograma do processo de fabricação e também se utilizou ANOVA, análise de variância e desvio padrão. E