ludica infantil
Esconde-esconde temporário
Espaço: Sala de Aula;
Idade: A partir de 1 ano e meio;
Material: Bambolê com faixas de tules de diversas cores ( o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala ).
Objetivo: Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família;
Descrição: Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.
Teatro de bonecos
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
Material: Fantoches ou dedoches
Objetivo: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.
Descrição: Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: - Quem trouxe você para a escola hoje? - Você tem amigos? Quem são? - Você já brincou no parque? - Você já tomou lanche?
A música dos nomes
Idade: A partir de 4 meses.
Espaço: Sala de atividades, pátio ou jardim.
Objetivos: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Descrição: Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
Passo O2
Como funciona
Meninos e