atividades ludicas na educação infantil
As atividades Lúdicas no Desenvolvimento Infantil
Delimitação do Tema
As atividades lúdicas na escola.
Jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem
Problema
Como as atividades lúdicas em sala de aula pode ser um instrumento na formação das crianças?
Qual a importância dos jogos, atividades lúdicas e brincadeiras para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil?
Justificativa
O tema surgiu com a observação em sala de aula durante os estágios realizados na creche de ensino infantil. Ao observar as crianças brincando e conversando sobre as brincadeiras.
A brincadeira cria outra realidade, que representa o que acreditamos ser o real, caráter de fantasia, de imaginação, o uso da fantasia na infância é mais um recurso de adequação, já que a criança compreende a vida pelo viés do imaginário.
Pois brincando se adquiri conhecimento, nesse caso vi a necessidade de ir mais a fundo e fazer a pesquisa.
Objetivo Geral
Compreender como as atividades lúdicas em sala de aula pode ser um instrumento na formação das crianças na educação infantil.
Objetivo Específico
Despertar a curiosidade para as atividades lúdicas em nossas crianças, e podendo proporcionar um consciente e capaz de estruturar sua própria identidade e de interagir com seu meio social.
Proporcionar uma variedade de experiências fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
Fundamentação Teórica
Admite-se que o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo que existe no cotidiano, a natureza e as construções humanas. Pode – se dizer que um dos objetos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que possa manipulá-los. (KISHIMOTO, 1999, p. 18)
Para Vygotsky (1991), o brinquedo não é o aspecto predominante da infância, mas é o fator muito