Atividades ludicas na educaçao infantil
Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer. Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como pressuposto, então, o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados. É por meio das atividades lúdicas que a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas do dia-a-dia na educação infantil.
As atividades lúdicas são de suma importância no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, pois proporcionam condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Pois, a criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica.
Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças. Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, socioafetiva e intelectual.
Brincar é mais do que uma atividade sem consequência para a criança. Ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive.
A brincadeira faz parte da vida da criança, seja na escola ou fora dela. Esta atividade é tanto fonte de lazer como de conhecimento. Contudo, brincar na escola é diferente de brincar em casa, na