A VIVENCIA LUDICA NA PRATICA DA EDUCACAO INFANTIL
Alessandra Vieira Pimenta
Professor-Denise Magali Bertolini Garcia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0479) – Prática do Módulo V
06/12/2013
RESUMO
Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a professora de educação infantil trabalha o lúdico em seu cotidiano escolar, suas dificuldades e possibilidades como podem influenciá-la a vivenciar ou não o lúdico. Com o propósito de atender ao objetivo proposto, foi realizada em uma escola particular, no segundo semestre letivo de 2013, com a professora que atua no Grupo III (1ª Etapa) da Educação Infantil. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram observações diretas e regências. O primeiro se deu por meio de acompanhamentos da prática da professora investigada, e o segundo ocorreu ao final da pesquisa. Os resultados permitem apontar que a professora que vivencia o lúdico no seu cotidiano escolar, valoriza o lúdico por si só e proporciona a si mesma e aos seus alunos a vivência do lúdico. Ao passo que, uma professora que apresenta dificuldades, que valoriza o lúdico como um fim pedagógico, que não goste de brincar, dificilmente desenvolverá uma vivência lúdica, impossibilitando seus alunos de vivenciar a ludicidade.
Palavras-chave:Vivência lúdica, Ludicidade, Prática do Professor de educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Antes de falar das primeiras observações sobre o lúdico e sobre a vivência lúdica na prática da educação infantil, acredito ser importante explicitar o meu interesse pelo tema, bem como a trajetória para a sua escolha.
Em se tratando do interesse pelo tema, é preciso verificar, mais precisamente, onde a Educação Infantil com olhar clínico sobre o lúdico, através da prática, podemos visualizar os resultados positivos ao trabalho daqueles que o valorizam. Nesse espaço, a representação da brincadeira prevalecia, o significado dado ao brinquedo, à sua manipulação,