Planejamento curricular
EDUCAÇÃO INFANTIL
Pré-projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Planejamento Curricular do Curso de Lincenciatura em Educação Física.
Professora: Maria Helena Ramalho
FLORIANÓPOLIS (SC)
2011
INTRODUÇÃO
O planejamento é essencial para o sucesso, e é com ele que possibilitamos a meta esperada para com os alunos, para com a educação física escolar e para com a instituição de ensino.
A responsabilidade do professor, e a sua atitude profissional são capazes de transformar o aluno em uma criança agradável ou miserável.
Este trabalho orienta e organiza o trabalho do dia a dia do professor de educação física escolar, de forma credibilizada, ou seja, seguindo as diretrizes, os PCNs e PPP, não se esquecendo da realidade social e educacional brasileira.
A realidade educacional esta em constante transformação, portanto devemos rever de tempos em tempos o planejamento e reestruturá-lo de acordo com a evolução na educação brasileira.
O Brasil é um país rico em diversidades, o que não é diferente na educação em cada região, comunidade, onde que, cada escola tem uma identidade própria e diferenciada, sendo moldada pela sociedade. Assim, para cada local de trabalho, também é necessário revisar, adaptar, ou refazer o planejamento.
PRÉ-PLANEJAMENTO
Trata-se de uma escola “Publica Estadual (Florianópolis)”. Possui uma quadra poliesportiva externa cimentada não oficial, com trave de futebol, tabela de basquete, rede de vôlei e parquinho, bolas nogam, coletes e cordas (com o numero exato de uma turma), bolas de esportes coletivos (um numero grande, mas não o exato para a turma inteira), 2 minhocões, bambolês.
Na primeira reunião, onde serão apresentados os componentes do corpo docente, administrativo, sendo a data prevista para o inicio de fevereiro e para inicio das aulas em março.
A escola tem 6 turmas com um numero Maximo de 25 alunos e mínimo de 15, serão 2 aulas semanais de 45