Daniel finco dos santos
Érico Veríssimo (1905-1975) foi um escritor brasileiro. "Olhai os lírio do campo", foi sua obra prima. Aos 13 anos já apreciava a boa leitura. Escrevia contos em jornais e revistas de sua cidade. Foi contratado para secretário de redação da Revista do Globo em Porto Alegre. Foi promovido a Diretor da Revista e atuou no departamento editorial da Livraria do Globo. Foi professor de Literatura e também Diretor do Departamento de Assuntos Culturais nos Estados Unidos.
Érico Veríssimo (1905-1975) nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, no dia 17 de dezembro. Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e de Abegahy Lopes, família rica e tradicional, que perdeu tudo no começo do século. Estudou no Colégio Venâncio Alves, em Cruz Alta. Com 13 anos já lia autores nacionais como Aluízio Azevedo, Joaquim Manuel de Macedo, Coelho Neto e autores estrangeiros como Dostoievski e Walter Scott. Em 1920 foi para Porto Alegre, estudou no Colégio Cruzeiro do Sul, mas não completou o curso. Voltou para Cruz Alta. Abandonou os planos de cursar uma Universidade. Foi obrigado a exercer várias funções em empregos modestos.
Trabalhou como balconista. Em 1925 trabalhou no Banco Nacional do Comércio. Em 1926 tornou-se sócio de uma farmácia. Dava aulas de literatura e inglês. Em 1929 começou escrevendo contos para Cruz Alta para revista e jornal. Em 1930 a farmácia foi a falência. Em 1931 casa-se com Mafalda Halfem Volpe, com quem teve dois filhos. Vai definitivamente para Porto Alegre. Foi contratado para o cargo de secretário de redação da Revista do Globo, onde conviveu com escritores renomados. Em 1932 foi promovido a Diretor da Revista do Globo e atuou no departamento editorial da Livraria do Globo.
Érico Veríssimo publica, em 1932 uma coletânea de contos "Fantoche", foi sua estreia na literatura. Em 1933 publica o romance "Clarissa", o marco inicial de sua popularidade, desde então, passou a exercer intensa atividade literária. Em 1936 lançou o livro infantil "As