lucro real e presumido
ESTUDO DE CASO NA GESTÃO DE CUSTOS APLICADOS NO AGRONEGOCIO NA FAZENDA PERIQUITO REFERENTE A PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA DA SAFRA 2013 – 2014.
1 TEMA
Gestão de custos aplicados no agronegócio na Faz. Periquito, referente à produção de soja e milho na safra 2013-2014.
2 INTRODUÇÃO
Hoje, com a globalização e as tecnologias andando a passos largos, os agricultores tem que acompanhar na mesma velocidade, sincronizados com a evolução. As culturas de soja e milho são importantes para alimentação humana e animal, pois é uma das proteínas mais barata, e também são responsáveis por parte no incremento no PIB do Brasil.
A principal preocupação dos agricultores está focada em produção com alta produtividade, esquecendo que por traz de seu negócio temos custos, tão importantes para serem controlados. Mas ao mesmo tempo para muitos não são relevantes; alguns controlam um pouco mais principalmente aqueles que plantam em grupo familiar.
O intuito é mostrar o quanto é importante e significativo o controle dos custos na atividade agrícola. Estes produtores devem encarar esta atividade como uma indústria agrícola, seja ela pequena, média ou grande. O agricultor através da contabilidade rural e principalmente contabilidade de custos vai obter resultados a partir dos comparativos das safras anteriores e com visão para o futuro de seu negócio. Com os controles permite-se saber se é viável a implantação da cultura e qual areal rentabilidade do negócio.
Com as commodities em alta, os empresários do agronegócio tem se mostrado convictos de que a rentabilidade será muito interessante. Mas qual é o percentual desta rentabilidade? Será que realmente é o ponto ótimo para esta atividade de alto risco, cujos investimentos são altíssimos? O empresário do agronegócio terá uma visão mais refinada para a tomada de decisões no caso da atividade não ser tão lucrativa? Todas as respostas à essas indagações está na análise de dados