Lucio Costa
Sobre o autor:
Lúcio Ribeiro da Costa nasceu em Toulon, na França, em 1902, e fez seus estudos primários na Inglaterra e na Suíça. filho de Joaquim Ribeiro Costa e Alina Ferreira Costa, seu pai era almirante e trabalhava em diversos países, em virtude da movimentação de seu pai, estudou na Inglaterra e na Suíça.
Em 1916, a família de Lucio Costa muda definitivamente para o Brasil,estabelecendo-se no Rio de Janeiro.Como era o sonho de seu pai ter um filho artista,em 1917,quando tinha 15 anos,foi matriculado na escola Nacional de Belas Artes (ENBA).Onde Lucio descobre a Arquitetura e se forma em 1924.
Entre 1922 e 1929, mantém um escritório de arquitetura associado a Fernando Valentim e realiza inúmeros projetos e obras orientados predominantemente pelo estilo neocolonial, de teor nacionalista, e eventualmente pelos preceitos ecléticos internacionais.
Em 1929, casa-se com Julieta Modesto Guimarães, Leleta, e, em meio a uma crise profissional, muda-se com ela para Correias, nos arredores de Petrópolis, Rio de Janeiro. Após a Revolução de 1930 foi nomeado diretor da Enba,por Rodrigo Melo Franco de Andrade. Tentou atualizar o currículo da escola contratando novos professores de tendências modernas, mas teve uma gestão conturbada devido à oposição do corpo docente. Entre 1931 e 1933 estabeleceu sociedade com Gregori Warchavchik e, a partir de então, passou a ser um grande admirador de Le Corbusier.
CASTELO DE ITAIPAVA
O Castelo de Itaipava, que foi construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, é famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas.
A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa que utilizaram material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França o telhado de