Lucio Costa
Biografia e trajetória profissional.....................................................1
Técnicas construtivas......................................................................3
Materiais utilizados..........................................................................3
Características.................................................................................3
Principais obras...............................................................................4
Importância e contribuição para a arquitetura contemporânea.......6
Biografia e trajetória profissional
Lucio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa nasceu em Toulon, na França, em 27 de fevereiro de 1902 e faleceu em 13 de junho de 1998. Veio para o Brasil em 1917, pois seu pai era brasileiro. Nesse mesmo ano, se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes, devido a sua aptidão para o desenho, terminando o curso em 1924. Nesse ano, fez uma viagem para Diamantina, em Minas Gerais, e se inspirou na arquitetura do período colonial para a elaboração de seus projetos.
Entre 1930 e 1931, assumiu a direção da Escola de Bela Artes e organizou o Salão 31. Esse Salão 31, também chamado de Salão Moderno ou Revolucionário que demonstrou a produção modernista brasileira, um importante movimento que abrangeu as artes plásticas e revolucionou o modo de produzi-las. Demonstrou nomes como Anita Malfatti Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Cícero Dias, Ismael Nery, Antônio Gomide, Aldo Bonadei, Orlando Teruz, Alberto da Veiga Guignard, entre outros.
“Tem-se a impressão que vivemos em qualquer ilha perdida no Pacífico, as nossas últimas criações correspondem ainda às primeiras tentativas do impressionismo”. Sobre as técnicas utilizadas nas artes antes do Modernismo.
Assim, sua presença se tornou indispensável na consolidação da arquitetura moderna brasileira, a qual ele considerava sua missão. Foi convidado em 1936 pelo Ministro Capanema para projetar a sede do Ministério da