Templo Athena Nike
O templo de Atena Niké ou Niké Áptera (que significa vitória sem asas) é um hino á deusa Niké e à feminilidade que a ordem jónica representa.
Construído entre 432 e 420 a.C., o templo ergue-se no muro oriental da muralha da acrópole de Atenas e seguiu o plano do arquitecto Calícrates.
O templo era rodeado por uma balaustrada (espécie de varanda), mais tardia que o templo, que tinha como objectivo proteger os peregrinos do precipício a que se elevava o templo.
Reconstituição feita a computador mostrando a aspecto original do templo com a balaustrada á volta
É um templo de dimensões reduzidas, localizado á direita da entrada da acrópole e enquadrado obliquamente em relação ao Propileus (entrada monumental para a acrópole). Lá, os cidadãos atenienses adoravam a deusa, na esperança de que ela os ajudasse na longa guerra contra a cidade-estado rival, Esparta. O Templo de Atena Niké foi a expressão máxima da ambição de Atenas de se tornar a pólis mais importante da Grécia.
Construído em mármore pantélico sobre um envasamento de 8,26 x 5,64 metros, é um templo jónico anfipróstilo, pois possui quatro colunas nas fachadas principal e posterior, que se destaca pela extrema simplicidade
.
Devido ao reduzido espaço para a sua construção, o templo continha apenas uma pequena cella, sem opistódomos,construído sobre um bastião situado no Propileus apresenta formas plásticas maleáveis elinhas flutuantes, mede 4.14 x 3,78 m, rodeado por uma faixa contínua o friso dabalaustrada, decorado com relevos, com cerca de 30 m de comprimento.
A sua requintada decoração, concentrada no friso, é uma obra do escultor Agorácrito. O friso é uma faixa contínua onde aparecem representados os deuses do Olimpo, sentados ou de pé, seguindo atentamente as batalhas entre Gregos e Persas. A balaustrada do templo era decorada com uma série de vitórias aladas (nikái), cujas personagens possuiam atitudes graciosas e grande harmonia de proporções,