Acropóle de Atenass

2863 palavras 12 páginas
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

ÁCROPOLE GREGA

Tubarão, SC
Maio de 2013

ÁCROPOLE GREGA

Tubarão, SC
Março de 2013
SUMÁRIO

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
1. INTRODUÇÃO
17.
18. A civilização grega, surgiu por volta do ano 2000 a.C., entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, onde povos nômades, aqueus, jônicos, eólicos e dórios, fixaram residência.
19. A pólis, surgiu através da associação de diversas aldeias formando um estado completo, uma comunidade perfeita. Sendo as principais representantes, Esparta e Atenas. A primeira possuía um modelo militarista, com uma base econômica voltada para a agricultura, já a pólis ateniense era baseada na democracia, sua base econômica era o comércio marítimo.
20. Em geral, a base econômica da Grécia baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato, também, era fonte de renda, com destaque para a cerâmica. Cada cidade possuía sua própria forma política-administrativa, organização social e deuses protetores.
21. Quanto a mitologia, incluía deuses, semi-deuses e heróis. Seus deuses tinham emoções parecidas com os seres-humanos, porém eram imortais. Zeus era o soberano do Olimpo. Alguns deuses eram homenageados em templos. Os gregos não se preocupavam com a vida após a morte, os corpos eram cremados e os cultos eram baseados em sacrifícios humanos. Outra forma de homenagear os deuses eram nos jojos pan-helênicos e nas Olimpíadas, feitas em homenagem a Zeus. A mitologia grega trazia ensinamentos e exemplos para a reflexão. Os gregos procuravam fornecer explicações para os mistérios da natureza e dos sentimentos humanos.
22. Para os gregos os mortos eram tidos como entes sagrados, desta forma cultuavam a vida após a morte. Essa crenças deram lugar a normas de conduta. Como, entre os antigos, o

Relacionados