Artes visuais
Assim, o campo de atuação nas Artes Visuais é amplo. O bacharel da área tem preparo para exercer as funções de direção de arte, animação, planejamento e execução de cenários, videografismos e maquetes, para cinema, teatro, televisão e vídeo. Também pode criar ilustrações, histórias em quadrinhos, cartuns, capas de livros, fazer editoração e diagramação em empresas jornalísticas e de mídia impressa, trabalhos com DVD, multimídia e sites de internet em produtoras de mídia eletrônica.
O maior incentivo dos governos federal, estaduais e municipais na área cultural amplia o mercado para esse profissional, que pode trabalhar em institutos e centros culturais, atuando como monitor, organizador de eventos, educador e coordenador. Já quem cursa uma licenciatura, com o preparo que recebe para a atividade educacional, tem a opção de dar aulas em escolas da rede de ensino infantil, fundamental e médio, além de lecionar em cursos livres de artes.
No Instituto de Artes, Câmpus de São Paulo, nas modalidades licenciatura e bacharelado, o aluno de Artes Visuais é estimulado a participar de monitorias, programas de iniciação científica, núcleos de ensino, grupos de pesquisa e atividades de extensão e empreendedorismo. Para algumas dessas atividades são oferecidas bolsas. A partir do segundo ano, o estudante pode participar de convênios com universidades públicas estaduais e instituições internacionais.
Luz
A luz, recordando, é um elemento poderoso dentro da composição, e além disso, se usada com atenção,fonte inesgotável de cores. Durante os artigos passados, expliquei alguns elementos e como utilizá-los, a base da composição artística