Lucio Costa, Gregori Warchavchik e Roberto Burle Marx: entre arquitetura e natureza tropical
Gabriel dos Santos Pinheiro R.A.: 2012.05082.9 !
Joyce Ap. da S. Dorta R.A.: 2012.03181.6!
!
!
Resenha do Texto: “Os Novos Papéis De Gestão De Pessoas: Uma Reflexão
Bibliográfica A Respeito Do Moderno Conceito De Gestão.”, capítulos: “Conceito de
Gestão de pessoas” e “ Os seis processos da Gestão de Pessoas”!
!
!
A gestão de pessoas passou por diversas épocas e modelos distintos. O mais
recente modelo considera os funcionários dessa empresa não só como funcionários da mesma, mas como colaboradores dela. Essa nova divisão faz com que os funcionários se sintam mais parte da empresa e também visem a evolução dessa empresa. Os funcionários ficam portanto melhor condicionados e mais felizes em trabalhar nessa empresa. Essa gestão ainda muda de acordo com a empresa e os valores e culturas da mesma. O principal é o foco é para que os funcionários deixem de ser agentes passivos e passem a ser agentes ativos. !
!
Pode-se portanto dividir isso em 6 aspectos, sendo eles:!
1) Processos de agregar pessoas: Esses processos visa recrutar novos funcionários para compor a empresa. !
2) Processos de aplicar pessoas. Esses processos visa deixar as pessoas mais preparadas, felizes e aptas a trabalhar nesse ambiente.!
3) Processos de recompensar pessoas. Esses processos buscam mostrar para os funcionários que o esforço deles valeu a pena. Cabe nesse processo recompensas, sejam elas financeiras ou não, para que eles realmente se sintam cada vez mais motivados a ficarem na empresa.!
4) Processos de desenvolver pessoas. Cabe nesse processo a empresa investir no constante aprimoramento profissional do seu corpo de funcionários. Com isso, cabe a empresa investir em constantes treinamentos e outras formas de especialização que o funcionário seja sempre o melhor.!
5) Processos de mater pessoas: São nesses processos que a empresa se esforça em manter seus funcionários. Isso é importante pois, caso os