Rino Levi Pesquisa
Rino era discreto. Embora o admirássemos, eu não imaginava que fosse tão conhecido e respeitado, como ao ouvir o arquiteto finlandês Heikki Siren dizer em voz baixa, no Rio de Janeiro, em 1963, enquanto Rino falava do outro lado da mesa: "Ele é um dos grandes mestres do racionalismo mundial".
O livro se abre com seis fotos de interiores residenciais, em que Rino Levi era exímio. Ótimo, porque a casa condensa todos os grandes problemas da arquitetura, sendo considerada o laboratório por excelência da invenção arquitetônica do século 20 e da investigação dos limites da arte de construir o espaço humano possível em cada momento e lugar.
Citam-se muitas casas de Alvar Aalto; a casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright; a Savoye, de Le Corbusier; a Farnsworth, de Mies van der Rohe; além das de Jean Prouvé, Marcel Breuer, Buckminster Fuller, Frank Gehry etc. Muitas vezes mostrei a própria residência de Rino Levi, na esquina das ruas Bélgica e Suécia, em São Paulo, como uma das obras mais importantes do Brasil.
O terreno irregular é totalmente fechado pela construção, cede os recuos legais à rua e os recupera como jardim público, onde as únicas janelas são as da cozinha! Os espaços interiores de uso diurno, dormitórios e serviços se distribuem em torno de três pátios perfeitos, em que as aberturas não são janelas quaisquer, são "constructos" complexos e especiais em cada caso, considerando