A arquitetura hospitalar de Rino levi
Nome do candidato: Maria Eduarda Madeira Benini
Área de concentração: História e fundamentos da arquitetura e urbanismo
Nível: Mestrado
A ARQUITETURA HOSPITALAR DE RINO LEVI
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre as obras do arquiteto modernista Rino
Levi dentro da área da saúde, bem como analisar sua contribuição e influencias para o atual modelo de edifício hospitalar.
Inicialmente será exposto um breve histórico do arquiteto de forma a contextualizar sua obra dentro do panorama brasileiro na época em que ele inicia suas atividades no pais, levando em conta sua bagagem e formação na Europa em um período muito peculiar entre as duas grandes guerras mundiais, período em que nasce as primeiras movimentações do que viria a ser divisor de águas para a arquitetura mundial: o movimento moderno.
É nesse cenário que o arquiteto estudado inicia suas atividades, das quais podemos notar claramente uma influencia deste período tanto no partido como na forma construtiva em suas obras ao longo de sua carreira.
Posteriormente será apresentado o surgimento dos edifícios voltados para os cuidados médicos, levando em conta o processo de transformação das primeiras hospedarias que também ofereciam tratamento e alojamento aos enfermos até os centros especializados voltados exclusivamente aos cuidados de doentes.
Finalmente será abordado o papel da Arquitetura Moderna na concepção dos edifícios hospitalares, levando em consideração a importância da funcionalidade sobre a forma e o dinamismo desses edifícios.
É dentro deste período, mais precisamente início da década de 50 e final da década de 40 que pode ser encontrado os principais exemplos da produção hospitalar de Rino Levi, o qual tornase um dos maiores especialista na área na época ao abordar questões até hoje relevantes como a setorização desses edifícios como forma de otimizar os espaços e o papel do planejador hospitalar.
1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO E