O principe
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de História
Disciplina: Moderna I
Prof.ª Dr.ª CARLA MARY S. OLIVEIRA
Aluna: Janaina Silva de Oliveira
Matrícula: 11317033
RESENHA
O PRÍNCIPE
João Pessoa 13 de Junho de 2014
MACHIAVELLI, Niccolò. O Príncipe. Copyright da edição eletrônica. Versão para pdf, Fevereiro de 2005. Editado por Ridendo Castigat Mores.
Nicolau Maquiavel, ao escrever esta obra, tinha como objetivo presentear Lorenzo de Médici com, o que segundo ele, seria mais valioso que ouro ou qualquer outro bem. Ele procurou sintetizar nesta obra todo conhecimento adquirido durante sua vida, para que através deste conhecimento, a pessoa a quem se destinava a obra pudesse então libertar a Itália dos bárbaros que a dominavam.
O livro é dividido em vinte e seis capítulos, onde cada um desses capítulos vem a tratar de um ponto importante a respeito dos principados, das formas de conquista e de como governa-los.
Neste ensaio, procurei trabalhar a obra em questão dividindo-a em seis partes onde serão tratadas questões como: Os tipos de principados; Estratégias de conquistas e Manutenção de um principado; As armas de ataque e defesa; As atitudes de um príncipe; Como fortalecer uma cidade; O motivo do presente.
Os tipos de Principados
Do capítulo I ao III, Maquiavel procura especificar os tipos de principados, como eles surgiram e a melhor forma de conquista-los. Ele começa falando dos principados hereditários, que segundo ele são mais fortes pelo fato de a sua população ter uma história junto ao seu príncipe e a ele prestar sua fidelidade. Neste tipo de principado, geralmente existe toda uma tradição que acaba por criar na população uma identidade com o líder, tornando-o mais forte e consequentemente mais resistente a ataques.
Ele segue falando dos principados mistos, que tendem a ser vulneráveis devido à pouca fidelidade do povo, que em caso de insatisfação com seu senhor, mudam