Louis isadore kahn
Louis Isadore Kahn (seu nome original era Schmuilowsky Itzea-Leib) (20 de fevereiro de 1901-17 março de 1974) foi um arquiteto de renome na Filadélfia. Depois de trabalhar em vários estudos na cidade, ele fundou sua própria em 1935. Ao mesmo tempo em que realizou seu estudo também dedicado à crítica do projeto e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Yale 1947-1957. Desde o último ano até sua morte, ele foi professor de arquitetura na Escola de Design da Universidade da Pensilvânia. Estilo de Kahn, influenciada pelas antigas ruínas, tende para o monumental e monolítico, a intemporalidade. Seus prédios não escondem o seu peso, material ou construído.
Biografia
Kahn nasceu na ilha de Saaremaa em Estónia 20 de fevereiro de 1901 em uma família humilde judeu. Quatro anos depois, sua família emigrou para os Estados Unidos, temendo que seu pai foi convocado para o exército durante a Guerra Russo-Japonesa. Louis Kahn na Filadélfia cresceu e se tornou um cidadão americano em 15 de maio de 1914.
Ele foi educado em uma tradição Beaux-Arts rigoroso, com sua ênfase no desenho, na Universidade da Pensilvânia. Após graduar-se em 1924, Kahn excursionou pela Europa e se instalaram na cidade murada medieval de Carcassonne, ao invés de ficar no berço do classicismo e do modernismo. Em 1925-1926 Kahn atuou como designer-chefe da Exposição do Sesquicentenário. A partir de 1947 ele passou uma década na Universidade de Yale, onde desfrutou de grande influência. Ele mais tarde mudou-se para a Universidade da Pensilvânia. Seus alunos incluem Moshe Safdie e Robert Venturi.
Ele morreu em 17 de março de 1974 de um ataque cardíaco em serviços Pennsylvania Station, em Nova York. Ele tinha acabado de voltar de uma viagem na Índia.
Kahn sempre profundamente envolvido no seu trabalho. Reinterpretados ao estilo internacional de não-convencionais, geralmente com base na arquitetura antiga. Suas obras refletem seu interesse pela luz e materiais. Isamu