Loucura
As outras três novidades são A Noite das Mulheres Cantoras, da portuguesa Lídia Jorge — que substitui História do Cerco de Lisboa, do Nobel de Literatura José Saramago —, O Amor de Pedro por João, de Tabajara Ruas e Dançar Tango em Porto Alegre, de Sergio Faraco — que entraram nos lugares de O Centauro no Jardim, de Moacyr Scliar, e Contos Gauchescos, João Simões Lopes Neto.
Conheça as novidades
Tropicália ou Panis et Circensis
Lançado em 1968, o disco reúne artistas como Tom Zé, Nara Leão, Torquato Neto e Gal Costa, entre outros, que, capitaneados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, misturam rock, marchinha e orquestrações. É o primeiro disco a ingressar na lista de leituras obrigatórias. O professor Luís Augusto Fischer lembra que o programa da prova de literatura já previa, desde muitos anos, a obra de cancionistas essenciais, em particular Caetano Veloso e Chico Buarque:
— Pensamos em oferecer um disco que tem uma concepção, uma unidade, algo que alguma vez se chamou de "álbum conceitual". É um clássico indiscutível, um disco coletivo, que representa um momento-chave da história da cultura brasileira nos tempos mais ou menos recentes. Nosso vestibular há muitos anos traz conteúdos relativos a esse gênero artístico de tanta relevância que é a canção, gênero claramente letrado, portanto, ligado ao mundo da escrita, ainda que tenha em sua essência aspectos musicais. Por certo, a abordagem no vestibular terá a ver fundamentalmente com as letras das canções.
Te liga nisso
No site oficial de Gilberto Gil, você pode ouvir as músicas do álbum em streaming. Acesse zhora.co/tropicaliagil
A Noite das Mulheres Cantoras
A