tarefa 3
Vamos refletir sobre os seguintes tópicos. Elabore um texto de uma página, refletindo e escrevendo suas considerações sobre os três pontos a seguir:
1. Existe comunicação sem linguagem.
2. Crianças com surdez congênita podem chegar a níveis de linguagem, mas podem não dominar uma língua para comunicar-se por meios linguísticos, no caso a língua de sinais.
3. Qual a importância e o significado do adulto surdo fluente em língua de sinais na convivência com crianças surdas filhas de pais ouvintes.
Existe sim comunicação sem linguagem, pois a linguagem não é apenas transmissão de pensamentos, não é apenas códigos linguísticos e nem comunicação interpessoal, é sobretudo um processo de produção e significados, existe sim um trânsito livre entre diversas formas de linguagens sinalizadas. O trabalho está voltado para uma fala rica de significados e com diálogos reais para os surdos. E a principal comunicação hoje é a LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais, essa comunicação é muito rica e importante para os surdos.
No Brasil, a educação dos surdos teve inicio em 1857, ao ser fundada a primeira escola especial no Rio de Janeiro, por um professor surdo Hernert Huet, um apoio de D. Pedro II, e que hoje tem o nome de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Aqui da mesma forma em que outros países, a disputa entre adeptos da filosofia oralista e aqueles que defendem a Linguagem de Sinais sempre foi acirrada e trouxe grandes repercussões à educação dos surdos. De outro lado temos os oralistas que acreditam na normalização, preconizam a integração e o convívio dos surdos com os ouvintes, aceitando a língua oral.
Por outro lado, os defensores da linguagem gesto visual afirmam que o surdo, ao adquirir espontaneamente a linguagem de sinais no convívio com seus pais, tem ampliadas suas possibilidades nos campos cognitivos, emocional e social; tem sua auto estima elevada, valorizando sua língua lutando política e socialmente pelos seus direitos com