Logística reversa
1. INTRODUÇÃO 02
2. LOGÍSTICA REVERSA 02
2.1 Conceito 02
2.2 Embalagem 03
2.3 Exemplos de Produtos 04
3. CONCLUSÃO 05
4. REFERÊNCIAS 06
1. INTRODUÇÃO
A logística reversa vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas científicas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. O trabalho foi desenvolvido com enfoque nas embalagens, o lixo é a matéria-prima fora de lugar. A forma com que uma sociedade trata seu lixo, dos velhos, dos meninos de rua e dos doentes atesta seu grau de civilização, o tratamento do lixo doméstico e industrial, além de ser uma questão com implicações tecnológicas, é antes de tudo uma questão cultural.
Porém é fundamental que a reciclagem seja percebida em toda sua complexidade, e não apenas como única e inquestionável alternativa. Deve-se dar como enfoque da reciclagem não só o esgotamento de recursos, o combate a crise ambiental, pois sei grande valor está no potencial de sensibilização e mobilização dos indivíduos e coletividades em relação à necessidade de desenvolver uma visão crítica dos processos de produção e consumo.
2. LOGÍSTICA REVERSA
2.1 CONCEITO
A logística reversa é um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós–venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, como objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. (PATRÍCIA GUARNIERI).
2.2 EMBALAGEM
O crescimento do mercado global, o aumento da competitividade e as influências de tecnologia, obsolescência e a modernidade estão causando significativos impactos na rotina das organizações. Estas mudanças ocasionaram o aumento da necessidade de integração das operações comerciais e de transporte e