Logística Reversa
Embalagem de óleos lubrificantes,resíduos e embalagens.
Autores Ana Paula Genro Soares
Professor Orientador Flávia Santos da Costa
Centro Universitário
Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo Gestão Ambiental GAM 0146 – Prática Pesquisa Documental
05/07/2014
RESUMO
Com o avanço econômico cada vez maior,cada dia mais produtos são fabricados diariamente e cada vez mais é maior o número de empresas produzindo mais, e com esta demanda de produção cresce também a procura por matéria prima e também o aumento de resíduos gerados tanto na produção como no ciclo de vida final do produto.
Hoje com toda a legislação ambiental as empresas estão cada dia mais preocupadas, com o que fazer com seus resíduos, como destiná-los corretamente, além de também saber o que fazer quando estes produtos retornarem ao ponto de origem.
A logística reversa veio com o papel de ajudar as empresas a tomarem novamente estes produtos após seu ciclo de vida, destinando –os a aterros sanitários licenciados, coprocessando-os ou principalmente fazendo com que eles sejam, tratados e que possam virar matéria prima novamente do processo,evitando que recursos naturais não renováveis possam ser poupado e também que o resíduo tenha uma melhor finalidade do simplesmente ser descartado.
Através deste estudo vamos demonstrar que a logística reversa veio com a função de dar destino de um produto ao final de sua vida útil.Porém apesar de ser um processo importante ainda é muito caro o que muitas vezes o torna inviável, mas os governos estão fazendo esforços para que isto melhore e se torna cada vez maior.
Palavras-chaves: Logistica Reversa, Resíduos, Descarte.
1. INTRODUÇÃO
Diante de um mundo cada vez mais com base no capitalismo, é cada dia maior a produção de produtos e conseqüente os resíduos gerados tanto na produção quanto no final de vida