Intestino grosso
Intestino Grosso
É a porção final do trato digestivo,sendo responsável pela absorção se acha ,o que determina a consistência do bolo fecal.É derivado intestino médio e posterior. Durante a décima semana,com o aumento da cavidade abdominal ,o intestino retorna ao abdômen,reduzindo a hérnia fisiológica.
Intestino delgado – Parte central do abdome
Intestino Grosso – Sofre uma rotação adicional de cento e oitenta graus em sentido anti-horário
O primórdio do ceco do apêndice aparece na sexta semana como uma protuberância na porção caudal do intestino médio.Inicialmente o apêndice é um pequeno divertículo. Posteriormente ,ele aumenta de tamanho,de modo que ao longo do nascimento já se apresente como um tubo longo que se origina da extremidade distal do ceco.
O apêndice está sujeito a variações consideráveis em seu posicionamento (retrocecal,retrocólica,subcólica,pélvico,preileal,retroileal). A coacla corresponde a parte terminal expandida do intestino posterior. É uma camada revestida por endoderma que está em contato.A membrana coaclal é composta de endoderma e ectoderma proctodeu.A coacla é dividida em partes ventral(alantóide) e dorsal(intestino posterior) do septo urorretal. Esse septo cresce e se une a membrana coaclal. A parte dorsal vai dar origem ao reto e a parte cranial do canal anal e formará a membrana(menor). A parte ventral vai dar origem ao seio urogenital,que formará a membrana urogenital(maior). A área de fusão do septo urorretal com a membrana coaclal é representada no adulto pelo corpo perineal (períneo ). Os dois terços superiores do canal anal adulto são derivados do intestino posterior. O um terço inferior se desenvolve a partir do proctodeu. A junção do epitélio do ectoderma proctodeu com o epitélio do endoderma intestinal porteiro é indicada pela linha pectínea.(antiga membrana anal). O epitélio intestinal posterior é cilíndrico. O epitélio que vem do proctodeu é pavimentoso. O epitélio anal é