Intestino Grosso
As funções do intestino grosso são as seguintes: absorção de água e de certoseletrólitos; síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais (eg. avitamina K2 ; armazenagem temporária dos resíduos; eliminação de resíduos do corpo (defecação). Após a absorção dos nutrientes, os restos passam ao intestino grosso, onde ocorre a absorção de água e sais minerais; o que sobra formará as fezes. Os alimentos e materiais de secreção atravessam o intestino movidos por contrações rítmicas ou movimentos peristálticos de seus músculos, que se produz 7 vezes por minuto. O intestino grosso não possui vilosidades nem segrega sucos digestivos, normalmente só absorve água, em quantidade bastante consideráveis.
Entretanto, todas as substâncias alimentícias podem ser assimiladas, como no intestino delgado. Como o intestino grosso absorve muita água, o conteúdo intestinal se condensa até formar detritos inúteis, que são evacuados.
Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastro intestinal.
Ele se estende do íleo até o ânus e está fixo à parede posterior do abdômen pelo mesecolo.
O canal anal apesar de bastante curto (3 centímetros de comprimento) é importante por apresentar algumas formações essenciais para o funcionamento intestinal, das quais citamos os esfincteres anais.
O esfíncter anal interno é o mais profundo, e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo conseqüentemente involuntário. O esfíncter anal externo é constituído por fibras musculares estriadas que se dispõem circularmente em torno do esfíncter anal interno, sendo este voluntário. Ambos os esfíncteres devem relaxar antes que a defecação possa ocorrer.
Funções do Intestino Grosso
Absorção de água e de certos eletrólitos; Síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais; Armazenagem temporária