Intestino grosso
Localização
O intestino grosso mede cerca de 6,5 cm de diâmetro e 1,5 m de comprimento, se estende do íleo ao ânus e está fixo á parede á posterior do abdome pelo seu mesentério, e divide-se em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Os últimos 2 e 3 cm do reto são denominados canal anal, cuja abertura ao meio exterior é denominada ânus. Este tem o músculo esfíncter interno de músculo liso (involuntário) e um músculo esfíncter externo de músculo esquelético (voluntário).
Ceco
O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que recebe o conteúdo do intestino delgado, e onde se localiza um prolongamento em forma de tubo, o apêndice vermiforme. Na sua porção anterior está ligado pela flexura ileocecocólica, e na porção posterior à flexura cecocólica. O ceco se localiza no Quadrante Inferior Direito do abdómen, mais especificamente no Quadrante Ilíaco Direito. A única função do ceco, em humanos, é receber o conteúdo do intestino delgado e começar a reabsorção de água e (poucos) nutrientes.
Apêndice Vermiforme
Sendo uma parte do intestino grosso, o apêndice não apresenta vilosidades intestinais. O apêndice vermiforme é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, com cerca de oito a 10 centímetros localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso ou cólon. Este órgão continua a ser um mistério para médicos e cientistas no que respeita à sua utilidade.Vermiforme significa com forma de verme, semelhante a um verme, e é esse mesmo o aspeto do apêndice humano: uma espécie de bolsa ou de saco em forma de minhoca.
• Colo Ascendente – é a segunda parte do intestino grosso. Passa para cima do lado direito do abdome a partir do ceco para o lobo direito do fígado, onde se curva para a esquerda na flexura direita do colo (flexura hepática).
• Colo Transverso – é a parte mais larga e mais móvel do intestino grosso. Ele cruza o abdome a partir da flexura direita do colo até a flexura