Ciclo de vida do produto
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DEP.EST.RENE BARBOUR
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Maiti Daiani André Felicio
Barra do Bugres-MT
Dezembro de 2014
INTRODUÇÃO
Segundo Kotler (2004), a criação de novos produtos ou serviços tem por objetivo a satisfação de necessidades claramente existentes ou latentes. Para Irigaray et al. (2006), um produto pode ser tanto algo tangível, como um bem, quanto intangível, como um serviço, ou seja, tudo o que possa ser precificado pode ser considerado um produto.
Para Zygmunt (2008), as necessidades humanas sofrem poucas variações em sua essência, porém a inovação tecnológica muda a forma de satisfazê-las. O ciclo tecnológico cada vez mais curto tem levado a uma redução contínua do ciclo de vida dos produtos, mais intensificado naqueles em que há mais tecnologia empregada.
O ciclo de vida abrange todas as etapas em que o produto está envolvido, desde seu planejamento até sua descontinuidade. De acordo com Kotler (1996), os produtos passam por diferentes estágios ao longo de sua vida, onde cada um traz diferentes lucros, oportunidades e desafios. Costa e Talarico (1996), afirmam que cada produto é planejado, lançado, passa por uma fase de crescimento até atingir a maturidade, quando suas vendas diminuem até ser retirado do mercado ou adaptado para então reiniciar o ciclo. O ciclo de vida do produto pode ser dividido em cinco etapas principais, sendo elas o planejamento, lançamento, crescimento, maturidade e declínio.
PLANEJAMENTO Representa o processo de criação do produto que será comercializado no mercado. A duração do desenvolvimento varia em virtude da complexidade do produto, do grau de inovação e da presença de produtos concorrentes e substitutos. Nesta fase, a realização de pesquisa de mercado e a análise de viabilidade são de fundamental importância para que o produto satisfaça