Graduando
Este relatório contém experimentos realizados na Universidade Federal de Alagoas, com o intuito de determinar o volume de um cilindro, através de medidas e erros. Ao se estudar um dado objeto físico, nos interessa compreender certas propriedades ou grandezas associadas ao corpo estudado. Portanto, para que seja possível a compreensão do objeto, fica implícito que devemos avaliar quantitativamente uma ou mais vezes o acontecimento, para que seja possível ter uma melhor visão do obejto através das suas medidas e de seus erros de medidas (por realização de medidas físicas).
A precisão dos instrumentos de medição está limitada em sua fabricação, ou seja, cada objeto pode ter certo tipo de medida, que pode estar em: milímetro, centímetro, metros, polegadas, jardas, etc. Um princípio básico da física é que não é possível medir uma grandeza com absoluta precisão, ou seja, por mais bem feita que seja a medição ela sempre estará aproximada, e nunca será exata não apenas devido ao material usado na medição, mas por outros fatores que também podem influenciar na incidência do erro.
De acordo com o citado a cima, o valor do objeto medido nunca representa o valor verdadeiro da grandeza, visto que este nunca é conhecido com certeza absotuta. Chama-se de valor mensurado (valor verdadeiro) o valor que seria encontrado na medição, caso ela fosse feita com um instrumento perfeito. Para o valor encontrado é preciso dizer com que confiança o valor foi mensurado. O resultado obtido, deve ser associado ao erro, desvio, ou incerteza da medida, utilizando uma linguagem universal (para que possa ser entendido por outras pessoas).
2. Objetivo
Através desde experimento espera-se determinar o volume de uma lata de leite molico, cujo formato assemelha-se muito ao de um cilindro, além de determinar a eficiência do método de pesquisa de repetição de experimentos.
3. Material Utilizado
01 régua com escala milimetrada;
01 régua