Logística Reversa
O processo tem custo, mas traz benefícios ambientais bem interessantes(existem produtos que não podem ser reaproveitados mas devem ser descartados com segurança para não provocar impactos ambientais.
Logística Reversa: refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.
Conceito em evolução: planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, de prestação de serviços, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, dentre outros.
Resumindo: logística reversa é: Pode se dizer que é uma área da Logística Empresarial de atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens, materiais e embalagens, após sua venda e consumo, às origens.
Logística Reversa de Pós-Venda: Produtos sem uso ou com uso reduzido que retornam a cadeia de distribuição.Logística Reversa de Pós-consumo:Produtos no final do ciclo de vida, usados.
Por trás do conceito de Logística Reversa está um conceito mais amplo, que é o do “ciclo de vida”.Ex: baterias de celulares, pilhas, pneus, computadores, entre outros...O ciclo de vida de um produto inclui também outros custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do fluxo reverso.
Do ponto de vista financeiro: Além dos custos de compra de matéria-prima, de produção, de armazenagem e estocagem, inclui-se também o custo de todo o gerenciamento do seu fluxo reverso.Do ponto de vista ambiental: É uma forma de avaliar