Logística reversa
Logística Reversa
Logística reversa
A logística reversa é o processo de retorno de produtos que já não atende as necessidades ou exigências do consumidor seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc., fazendo com que o material possa ser reaproveitado retornando o processo de suprimento, produção e distribuição.
A importância deste processo é o destino adequado dos produtos após seu uso ou a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo.
Em geral a LR não é recente, as fabricas de bebidas por exemplo gerenciam o retorno das garrafas.
O que é recente é a LR da indústrias de eletrônicos, varejo e automobilística.Essa mudança talvez se deva a questões ambientais,mudanças sociais e redução de custos, possivelmente essas mudanças se devem:
- A lei que obriga as empresas a recolher e dar o destino adequado aos produtos após venda ou pós consumo. - As mudanças sociais ajuda no retorno de produtos, já que a consciência do consumidor da necessidade de reduzir matérias primas e poupar recursos naturais , além da redução de custos.
- As novas tecnologias voltadas para esta necessidade de reaproveitar ou reciclar.
A características da LR depende do tipo de material ou a razão pela qual eles entram no sistema.
Disposição de resíduos ou rerrefino : é o retorno para a destinação e tratamento de resíduos perigosos ou não para co-processamento, incineração, esterilização ou auto lavagem, manufatura reversa e descaracterização de produtos acabados.
ex: Óleo lubrificante.
Reciclagem é o retorno de materiais descartados das industrias ou do pós consumo para a revalorização, os transformando-se em matérias-primas secundárias ou recicladas, que serão reincorporadas à fabricação de novos