Logística Reversa
A logística reversa é uma área nova da logística empresarial. Segundo Leite (2003), ela planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Em face da redução da disponibilidade de espaços para eliminação do “lixo”, a crescente preocupação com as questões ambientais e da importância do tema. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a Logística Reversa e os canais reversos de bens de pós-consumo e mostrar a essa nova possibilidade de solução para diminuição de geração de resíduos sólidos. Além de investigar sobre o pós-consumo de materiais e produtos eletro-eletrônicos e apresentar conceitos sobre vantagem competitiva e legislações. Apontando a problemática do destino final dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, os REEE que são gerados ao final da vida útil de produtos de diversas categorias
Este trabalho se faz importante por que os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e informados sobre os impactos ambientais da produção e do descarte, tendo maior interesse por empresas responsáveis pelo controle de todo o ciclo de vida de seus produtos, sendo responsáveis também pelo impacto que seus produtos podem causar ao meio ambiente.
Neste trabalho, será mostrado um exemplo com duas empresas, a NOKIA e a SONY ERICSON. Que estão comprometidas em reduzir o impacto ambiental em todos os aspectos relacionados aos seus negócios, desenvolvendo programas de desenvolvimento de produtos, reciclagem e reinserção de matéria-prima em novos produtos.
No Capítulo 3 é apresentado um panorama geral sobre o descarte de materiais eletro-eletrônicos de pós-consumo no Brasil, e temas como a mudança da produção destes, assim como seus impactos para