Logística reversa
1.1 - PAPEL DA TERCEIRIZAÇÃO NA LOGÍSTICA:
Para se falar do papel da terceirização na logística é necessário se fazer um esclarecimento sobre o que seja terceirização no contexto brasileiro atual. Segundo Moisés Ferella, gerente de Logística para o Mercado de Reposição da América Latina da Bosch – grupo industrial alemão, entre os maiores do mundo, presente no país desde 1954 – a terceirização no Brasil passou a ser pró-ativa, segundo ele:
Antes a impressão era a de que as empresas terceirizavam todas as áreas problemáticas, não apenas a logística. Passavam para o terceiro problemas e dificuldades. O que hoje se vê, de modo geral, é a busca por uma operação logística de qualidade.
Olhando por este prisma é que deve-se considerar o papel da terceirização na logística, ou seja, o objetivo da terceirização deve ser o de obter desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, competitividade, controles adequados, aprimoramento dos sistemas de custeio, esforço de treinamento e desenvolvimento profissional, diminuição do desperdício, valorização dos talentos humanos, agilidade das decisões, diminuição dos custos de operação, maior lucratividade e crescimento, entretanto nunca se deve perder o foco que a qualidade deve ser preservada sobre todas as outras características da terceirização.
Em outras palavras, as terceirizações das atividades de operação logísticas permitem que a organização que contrate um terceiro foque as operações do seu próprio negócio, seu "core business", dirigindo todos os esforços em sua condução.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1- CONCEITO DE OPERADORES LOGÍSTICOS
De acordo com a definição do Suplemento da Revista Tecnologística - Edição de Fevereiro/99 –Operador Logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e