Logística, Cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva
Logística Pós-produção
Cada fábrica da Ambev conta com unidades capazes de envasar as bebidas que saem da linha de produção. O processo envolve a pasteurização das cervejas já embaladas e um rígido controle de qualidade, para que as embalagens cheguem aos pontos de venda em condições perfeitas para consumo.
Das fábricas, os produtos seguem para os Centros de Distribuição Direta (CDDs) e revendas. Cada canal atua em uma área específica, não concorrente. Os Centros de Distribuição Direta têm gestão logística da Ambev, que utiliza parceiros tanto no setor de Armazém como no de Transporte para executar suas entregas. O principal modal logístico é o transporte rodoviário. São 3.100 caminhões. A frota é gerenciada com a utilização do software TMS (Transportation Management System), que aponta sinergias internas ou com outras empresas para a utilização mais eficiente da frota. São utilizados caminhões e até motos para entrega de produtos aos pontos de venda. A Ambev conta com um roterizador que auxilia no melhor planejamento das entregas. O Tra-cking permite visualizar em tempo real o trajeto que está sendo feito pelos caminhões. Uma central de monitoramento altera em tempo real as rotas a serem seguidas pelos caminhões, verificando o melhor e mais eficiente trajeto, e acompanhando o despenho de cada veículo. Com uso do sistema, a área reduziu custos e a emissão de poluentes na atmosfera.
Sistema de Logística da Ambev
A área de logística da Ambev trabalha em praticamente toda a cadeia de valor - da gestão de armazéns e transporte de insumos até a distribuição final dos nossos produtos. A Ambev usa frete em diversos modais (rodoviário, marítimo, ferroviário) para transportar insumos até as fábricas. O mais expressivo é o transporte rodoviário. Gerenciamos uma das maiores frotas de caminhões do país: 3.100 veículos de empresas terceirizadas. Os portos e as