CADEIA DE ABASTECIMENTO
Logística
Prof. Me. Roberto Macedo
Cadeia de Abastecimento
Objetivos
Apresentar
as atividades e a aplicação da cadeia de abastecimento e a importância do gerenciamento desta atividade para o sucesso das organizações. Definição
Cadeia de Abastecimento
(supply chain) é o conjunto de organizações que se inter‐ relacionam, criando valor na forma de produtos e serviços, desde os fornecedores de matéria‐prima até o consumidor final.
Definição
Fonte: (ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística)
1
04/02/2015
Em síntese o impacto da LOGÍSTICA resulta em:
"oferecer o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, nas condições certas, pelo custo certo“
(Stock & Lambert ‐ 1994).
Commodities
Mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado
“matéria‐prima”.
Além do nível de matéria‐prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização.
‐ produzidas em grandes quantidades por vários produtores; ‐ produtos “in natura” provenientes de cultivo ou de extração; ‐ suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado.
Eras da Logística
Primeira era: Do campo ao mercado ‐ teve seu início no começo do século XX , e sua principal preocupação era com o transporte para escoamento da produção agrícola.
Segunda era: “Funções segmentadas” ‐ estendeu‐se de 1940 ao início da década de 60 e teve grande influência militar. O foco estava nos principais aspectos da eficiência no fluxo de materiais, em especial nas questões de armazenamento e transporte.
Terceira era: “Funções integradas” ‐ iniciada na década de 60 até os primeiros anos da década de 70. Trata‐se do começo de uma visão integrada nas questões de logística. Pela primeira vez o foco deixa de recair na distribuição física para englobar um espectro mais amplo de funções, sob a influência da economia industrial. 2
04/02/2015
Eras da Logística
Quarta era: “Foco no